Pesquisa

Pesquisa
Atuação na área de pesquisa: 

No campo da pesquisa, nosso ambulatório é referência nacional, incluindo liderança e colaborações em projetos multicêntricos com outras universidades.

 

Temos três eixos principais:

(1) identificação de pessoas, principalmente, crianças com TEA; 

(2) mapeamento da rede de serviços e profissionais;

(3) elaboração e avaliação de modelos de assistência. O objetivo principal destes modelos é a elaboração e a implantação de terapias eficazes de baixo custo e alta qualidade.

Veja agora o vídeo em que a Drª. Cristiane Silvestre, Psicóloga e Coordenadora da Área de Pesquisa, explica sobre os estudos de pesquisa desenvolvidos pela nossa equipe e de    projetos  em parceria com outras universidades. 

Principais eixos de pesquisa

diagnostico2.png
1. Identificação de pessoas com TEA, principalmente crianças
(instrumentos de avaliação)
local (1).png
2. Mapeamento da Rede Serviços e Profissionais
cadeira.png
3. Modelos de Assistência, com foco em modelos eficazes, de baixo custo e alta qualidade
 
Destaques

Conheça 3 estudos de pesquisa realizados pelos nossos pesquisadores em conjunto com centros multicêntricos de outras universidades:

1- OERA: Instrumento de rastreio de autismo de baixo custo e fácil aplicação.

2- Pesquisa realizada em países da América Latina: Estudo destinado a identificar as principais necessidades e desafios enfrentados pelas pessoas com autismo no Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Venezuela e República Dominicana (artigo publicado em 2020).

3-Capacitação de pais por vídeo modelação: Estudo mostra a técnica de ensino de pais por vídeo como uma alternativa eficaz e sem custo no tratamento de crianças com autismo e deficiência intelectual. Conheça o estudo e acesse os 19 vídeos gratuitamente (artigo publicado em 2020).